Vidas, palavras, ideias e coisas - de dias e de noites - em ambiente (geralmente) citadino

domingo, setembro 30

Nada



Há dias assim, onde o descanso é tão necessário quanto o ar que se respira, depois de mais um mês de trabalho literalmente sem pausas e sem descanso. Tanto que podemos ter um sorriso na cara, ao respondermos "nada!" quando nos perguntam "então, e que fizeste este fim-de-semana?"
a
a

sábado, setembro 29

Às Avessas



Perceberam? Eu não percebi como foi possível. E só não perdi o sono porque tenho, de facto, muito que dormir ainda hoje. Ou, prosaicamente, "mais que fazer". Mas pareceu-me, entretanto, ouvir o som "pop" de garrafas de champanhe no Partido Socialista, agora que a sua próxima maioria (absoluta?), em 2009, ficou praticamente garantida.
a
a

sexta-feira, setembro 28

Guia da Noite



Festa hoje, no Cais do Sodré, ao MusicBox, para o lançamento de três novos "produtos": o Guia da Noite Lx Magazine, o Noitezine e o site respectivo, que também fica desde já na barra lateral direita.
a
a

quinta-feira, setembro 27

Ah Leão!

«Acho que o país está doido».
Santana Lopes dixit, antes de abandonar os estúdios da SIC Notícias, recusando-se a continuar a entrevista. A mesma que servia para discutir o presente e futuro do PSD e que foi interrompida para mostrar imagens atabalhoadas, sem qualquer interesse noticioso, de José Mourinho à chegada ao aeroporto, a correr para o carro e a querer descansar.
"A mim me parece" que não há, de facto, qualquer justificação para interromper um ex-governante e destacado militante do maior partido da oposição, com vista a mostrar imagens messiânicas da chegada a Lisboa de um treinador de futebol.
Santana Lopes não foi, nem nada que se pareça, um bom Primeiro-Ministro. Mas é, certamente e indiscutivelmente, um excelente político. E até pode muito bem ser que ainda nos surpreenda a todos, no futuro.

a
a

quarta-feira, setembro 26

Deu-me a saudade...



terça-feira, setembro 25

"Sentimento"



"Sentimento", o novo álbum da minha amiga Rita Guerra, foi finalmente lançado, ontem. O sucessor do multi-platinado "Rita", de 2005, volta a contar com a produção de Paulo Martins e a edição da Farol Música e promete repetir - se não mesmo ultrapassar - o anterior mega sucesso discográfico da cantora.

"Castelos no Ar" é o single de promoção.

Alinhamento:

1 - Sentimento
2 - Castelos no Ar
3 - Gostar de Ti
4 - Vem Dançar
5 - Rendida (dedicado à filha Madalena)
6 - Um Dia Mais
7 - Quando o Dia Vier
8 - A Música Está No Ar
9 - A Vida Faz-me Bem
10 - Mundo Azul
11- Reis da Solidão
a
a

segunda-feira, setembro 24

Violeta

Mote:





Voltas:














aa

domingo, setembro 23

Sem Palavras

À semelhança das técnicas do "clown", a "arte do mimo" nunca me conseguiu seduzir particularmente. Mas, como em tudo, há artistas e artistas. E Marcel Marceu não era uma pessoa. Era um anjo, detentor da magia de nos fazer rir ou chorar, com um simples gesto ou trejeito. Partiu ontem, aos 84 anos. É uma das despedidas mais difíceis de fazer, para todos os tantos a quem tocou fundo com a sua arte.


Marcel Marceau (1923 - 2007)
a
a

sábado, setembro 22

Mortes Inesperadas

Já nem os ícones da BD são sagrados... :-)


a
a

sexta-feira, setembro 21

Comoções


Não deixa de ser interessante, chegar "a esta idade" e ainda ter reservadas surpresas em relação ao meu comportamento físico, na resposta psicossomática. Recebi, na noite passada, a prova final do meu livro. Um processo que se iniciou há meses, que encarei e segui com toda a racionalidade e "apenas" com a natural emoção contida que há sempre, presumo, por ocasião da primeira obra. Por isso, jamais esperaria ter de me atirar ao sofá para sentar, literalmente sem força nas pernas, quando agarrei o objecto. Nem lacrimejar copiosa e incontroladamente, em seguida, com um sorriso cretino. Com as devidas e muitas diferenças, acho que ontem foi o dia em que percebi, finalmente, por que raio os pais de um recém-nascido ficam tão balhelhas e "janados" de felicidade, durante as primeiras horas, após o parto...
a
a

quinta-feira, setembro 20

Kissing(er)


a
a

quarta-feira, setembro 19

Repetir Até Interiorizar



«Perguntamo-nos “quem sou eu, para me definir como brilhante, lindo, talentoso e fabuloso?” Na verdade, quem és tu para não ser tudo isto? Diminuíres-te não serve o mundo. Não há qualquer lucidez em encolheres-te para que os outros não se sintam inseguros ao teu redor. Nascemos para manifestar a glória que há dentro de nós. E não é apenas em alguns de nós. É algo que está em toda a gente. E quanto mais deixamos a nossa luz brilhar, damos aos outros, ainda que inconscientemente, ‘luz verde’ para fazerem o mesmo. Quando nos libertamos dos nossos medos, a nossa presença liberta, automaticamente, aqueles que nos rodeiam.»
- Nelson Mandela -
a
a

Estórias



São 3 e são móveis, as estórias de João Freitas Ferreira lançadas a livro. Lançadas ontem em festa, comigo "recrutado" para a apresentação da obra. E afinal de contas, contra a experiência e as expectativas, o meu desconforto de falar para plateias de desconhecidos não deu sinais de vida, antes pelo contrário. Deve ser da idade :-)
Quando ao livro, que é afinal o que importa destacar, fala de uma certa classe de uma certa Lisboa, sem saber bem se tem telemóveis na mão... ou se são as suas vidas e relações a estar na mão dos telemóveis.
Mais um amigo que chega aos escaparates. "3 Estórias Móveis", nas livrarias a partir de 26 de Setembro.
a
a

terça-feira, setembro 18

"Aguardamentos"






a
a

segunda-feira, setembro 17

Grafito


Carvão sobre a "tela" de uma parede de casa abandonada, em ruínas.
Expressão artística de uma criança de nove anos.
A fotografia para a posteridade foi-me de impulso obrigatório.
a
a

Winona



Winona é o novo projecto - e disco - de Craig Armstrong, coadjuvado por Scott Fraser e as vozes de Lucy Pullin, Laurence Ashley e Gina V. D`Orio + Annika Line Trost, as duas metades das saborosamente irreverentes Cobra Killer. Dá sempre um calafrio na espinha, quando tanto talento se junta para nos pôr os pés e a cabeça a abanar...
a
a

domingo, setembro 16

"Alpalhão is for lovers" *













* e se alguém aí souber por que carga de água os Rádio Macau criaram um tema dedicado a este lugar mágico do Alentejo, faz favor de dizer!

a

a

Sweet Tooth

Bolos abolachados, únicos no país, onde a banha de porco e/ou o azeite marcam presença. A única coisa "má" de abrir um saco é a impossibilidade de os parar de comer...


"Esquecidos" - Alpalhão, Nisa


"Mijonas" - Alpalhão, Nisa
a
a

sábado, setembro 15

Caixa do Éter



Ainda e sempre, a paixão da rádio. Um bom "aquário" para se estar, atrás do microfone e da consola, a dar voz à música...


a
a

sexta-feira, setembro 14

Enxutas

Há 12 anos a separá-las. Debbie Harry vai nos 62, Siouxsie Sioux nos 50. Une-as o facto de serem ícones musicais "de uma certa era e de um certo rock"; e o estarem ambas de regresso aos discos (Debbie com "Necessary Evil"; Siouxsie com "Mantaray"), em Outubro, a solo e sem a companhia das bandas que lideraram. Só temo que já venham fora de tempo...


a
a

Iron Man - the Movie



Altas expectativas para ver Robert Downey Jr. no papel de Tony Stark, o Homem-de-Ferro. O filão dos super-heróis da Marvel continua a render no grande ecrã... e a chamar as estrelas: Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges, Samuel L. Jackson e Hilary Swank são os restantes chamarizes do cartaz da película. Estreia em Maio do ano que vem.
a
a

quinta-feira, setembro 13

Filha Pródiga



16 de Outubro marca o regresso discográfico de Róisín Murphy, depois do fim confirmado dos Moloko e das primeiras aventuras sonoras a solo, com Herbert. O novo álbum dá pelo nome de "Overpowered" e começou a ser promovido com o single homónimo, para ver aqui e - como sempre - salivar à espera do resto. E se o resto for tão soberbo quanto este outro single de avanço, "Let Me Know" (com "mãozinha" de Andy Cato, dos Groove Armada), temos servido de bandeja um dos álbuns obrigatórios de 2007.
a
a

quarta-feira, setembro 12

Princípios de Loucura (ou excesso de stress, ou falta de sono, ou míngua de sexo, ou tudo junto) - 5

Procurar desesperadamente os óculos de sol, até descobrir inadvertidamente, ao espelho, que afinal os temos na cabeça.


a
a

terça-feira, setembro 11

11/09

Mesmo que o ângulo de visão seja diferente, a barbárie nunca se esquece.



a

a

Simpsonizar


Uma foto de cara, uns minutos de diversão, muitos pequenos ajustes... e já está! Vemo-nos transformados numa personagem dos Simpsons. Para experimentar aqui.
a
a

segunda-feira, setembro 10

Adeus Fora de Tempo



Cerca de 3.000 pessoas suicidam-se todos os dias no mundo, uma a cada trinta segundos, alertou esta segunda-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS) por ocasião da comemoração do «Dia Mundial de Prevenção do Suicídio». Já tive a imensa alegria - e a gigantesca tristeza - de ser amigo de duas. Morrer é, de facto, muito fácil. O difícil cola-se depois, a quem por cá fica.
a
a

Ti-ti

Que me desculpem as Matutanos, Lays, Pala-Pala e Pringles desta vida, mas quando toca a batata frita de pacote, não há mais deliciosas que estas. Desde o nome até - yummy - ao sabor!


a
a

domingo, setembro 9

Vislumbres

Num cafunfo antigo, em Lisboa.
Olhando para cima e para baixo.




a
a

Histórias Raríssimas


É raro... mas acontece.
É raro conseguir juntar 14 personalidades do mundo cultural numa obra literária única. Mas aconteceu.
É raro que todas aceitem escrever sobre o mesmo tema: o raro. Mas aconteceu.
É raro o momento em que tantas personalidades se dispõem a apoiar prontamente uma causa que precisa. Mas aconteceu.
É raro quando o tema e o objectivo do livro são o mesmo. Mas aconteceu.

A Belo de Morais & Associados concebeu, coordenou e produziu o projecto, a ad9 Creative Shop criou-lhe a imagem gráfica, a editora Publicações Pena Perfeita deu-lhe forma e corpo e a Novartis assumiu o papel de mecenas, suportando os custos da edição.

Nasceu assim o livro: «Histórias Raríssimas». Sai finalmente a 2 de Outubro próximo, com preço de capa de 14,99 euros - e todas as suas receitas revertem a favor da Raríssimas - Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras.
Comprem-no, leiam-no... e façam algo de bom acontecer.

COLABORADORES:
- Júlio Isidro (apresentador TV)
- Clara de Sousa (jornalista SIC)
- Fernanda Freitas (jornalista RTP)
- Carlos Pinto Coelho (jornalista e escritor)
- José Luís Peixoto (escritor)
- Rosa Lobato de Faria (escritora)
- Eduardo de Sá (psicólogo)
- Maria do Rosário Carneiro (deputada)
- João Gomes Esteves (vice-presidente da CIP e da AIP)
- Mafalda Arnauth (fadista)
- Celina Pereira (cantora)
- Rodrigo Moita de Deus (escritor)
- Jacinto Lucas Pires (escritor)
- Maria Inês de Almeida (escritora).

Prefácios:
- a Primeira-Dama, Maria Cavaco Silva.
- a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz.
a
a

sábado, setembro 8

[...]


a

sexta-feira, setembro 7

Coisas Boas



Quem diria, como um frasquinho de plástico, mais pequeno que um polegar, dá para cima de dois meses de barbas feitas... Não com as três gotas por aplicação que a empresa anuncia, mas cinco ou seis mais que dão conta do recado, para um excelente deslizar da lâmina.
"Total Shaving Solution" é um óleo natural, sem aerossóis, anti-irritações, não testado em animais, barato e de tamanho ultra-conveniente, especialmente em viagem.
Disponível em frascos de 25 ou 10ml e também à venda em kits de três frascos de 10ml, pelo preço de dois. Uma verdadeira surpresa, para descobrir nas farmácias e parafarmácias mais esclarecidas.
a
aa

Jazz - Bar - Hotel



Uma noite diferente, esta, passada no bar do Hotel Corinthia, à Columbano Bordalo Pinheiro, em Lisboa. Na excelente companhia de um 'tequila sunrise' e da ainda mais excelente - e sempre fantástica - voz de Maria Anadon. Os mais consagrados standards do jazz e do american songbook, pela mão de uma das cantoras portuguesas mais hábeis e exímias na sua recriação. Todas as quintas-feiras, entre as 21h00 e as 00h00.
a
a

quinta-feira, setembro 6

A Voz...



Diz-se que será ainda para 2007 a saída do primeiro álbum a solo de Elizabeth Fraser, a lendária vocalista dos defuntos Cocteau Twins. A ver vamos. Para já, nem sequer o seu site oficial está operacional, o que não augura, em verdade, boas novas.
Enquanto se espera, vai-se recordando o trabalho passado com a mítica banda, bem como as inúmeras colaborações de Liz. Esta, de 1999, com Craig Armstrong, é apenas mais uma de lamber os beiços, não importa os anos que passem. Uma voz para embalar a alma, trazer luz ao escuro mais fechado - e sonhar, sempre...
a
a

Das 9 às 5



Quando infelizmente já pouco sobra de uma carreira outrora fulgurante, há que rentabilizar o passado. Mas a ideia publicitária é, de facto, muito bem esgalhada. E o sangue-frio de Sheena Easton, também. Foi assim que a cantora revisitou, em 2004 (para a ferroviária australiana Connex), o seu maior sucesso - e a sua maldição...
a
a

quarta-feira, setembro 5

A Era Dourada



"Elizabeth - The Golden Age" estreia finalmente, a 12 de Outubro.
Shekhar Kapur volta à cadeira da realização, ao (re)encontro de Cate Blanchett e Geoffrey Rush, a quem se juntam Clive Owen e Samantha Morton. E basta espreitar o trailer para perceber que o assunto é muito sério... Alguém aí sabe como antecipar as semanas que ainda faltam?
a
a

terça-feira, setembro 4

Setembros (2)



Para além da nostalgia e das baladas, também há muito Setembro para mexer os pés, na História da música. E 30 anos depois, os Earth, Wind & Fire são, ainda hoje, sérios candidatos a levar a palma, com isto, mais tarde actualizado para isto aqui.
a
a


"Remember, remember, the fifth of November..."