Vidas, palavras, ideias e coisas - de dias e de noites - em ambiente (geralmente) citadino

sexta-feira, abril 25

25 de Abril com Terra d'Água



Esta noite, em Palmela (Cine-Teatro São João, 21h30), os Terra d'Água de Davide Zaccaria trazem uma vez mais a palco o espectáculo "Terra do Zeca". Joana Amendoeira e Maria Anadon são as vozes convidadas - e “amadrinham” ainda Diana Castro, a nova cantora residente do grupo, em estreia.

Ambos os espectáculos contarão com a presença especial de Joana de Oliveira, actriz, letrista e declamadora que escreveu, propositadamente para estes dois concertos, um poema dedicado a Zeca Afonso.

quinta-feira, abril 24

Solidamente na memória

quarta-feira, abril 23

O que é doce nunca amargou

Chocolate em sticks, acompanhado de dois parceiros que lhe ficam sempre muito bem: laranja e menta. Nas lojas Hussel.

sexta-feira, abril 18

A Bimba


Parece de facto cada vez mais imprecindível. Digo eu, solteiro com cada vez menos tempo disponível para a cozinha...

quarta-feira, abril 16

R.I.P.


a
Morreu hoje, um mês depois de entregar as chaves do Cinema Quarteto, que fundou. Pedro Bandeira Freire deixa saudades, muitas. E deixa também mais fortes as suspeitas de que o desgosto mata sempre. Aos bocadinhos ou com uma rapidez assustadora.

segunda-feira, abril 14

Parar, escutar, olhar e pensar



Acontecimentos das últimas 72 horas fazem-me pensar que engolir civilizadamente um sapo pode ter a vantagem - nada desprezível - de tirar-nos um elefante de cima...

domingo, abril 13

Fugidio


Já percebi. Cada vez que me lembro de jogar nisto, dá jackpot na semana seguinte. Sem falhar. Falta-me agora decidir se continuo, para forçar o aumento do "bolo" até àquele ponto em que a maquia é obrigatoriamente distribuída por um bando de felizardos onde, uma vez mais, não estarei incluído.
:-)

sábado, abril 12

Mutações

"Yes Sir, I Can Boogie". Do original das Baccara para a transgressão dos Goldfrapp, num tempo em que nos mexiam com o sangue e as meninges. Espero que ainda lá voltem, depois do enorme balde de água fria que foi o seu álbum deste ano.



sexta-feira, abril 11

O Passado da Musa



A actriz Irene Cruz, em publicidade de 1962.
O mais engraçado é poder ver e sentir que ainda hoje mantém todo o seu charme e estatura. Com a tremenda vantagem de décadas de exercício que só tornaram maior um talento já de si sem par...

quinta-feira, abril 10

Bichezas



Um dia destes deixo de pensar que não dá jeito e que sai caríssimo e compro uma sucessora...

quarta-feira, abril 9

Cromos Repetidos


terça-feira, abril 8

A "folha" em branco



Tão emocionantes quanto assustadores, a responsabilidade e o prazer de ter uma música virgem diariamente nos meus auscultadores, com o objectivo final de criar-lhe uma letra, para um disco que será também habitado por palavras de gente como Paulo de Carvalho ou João Afonso. São desafios como este que dão mais sabor à vida e ao exercício da arte de escrever.

segunda-feira, abril 7

Poupanças



Quem ainda tenha dúvidas sobre as vantagens da livre (e não selvagem) concorrência, deve saber que análises sérias, reacções rápidas e alguns sacrifícios face às facturas mensais de tv, internet e telefone que nos caem no correio pode dar poupanças tão interessantes quanto quase 100 euros.
E isto fora outros ganhos, nomeadamente com a conversão da luz caseira para as nóveis lâmpadas de alta eficiência energética. Tudo coisas que certos anjos-da-guarda sorridentes nos ensinam, graças ao estatuto de observadores atentos...
O que fica mesmo a faltar, no mercado residencial, é a presença de concorrência à EDP. E a possibilidade de contestação à criminosa "taxa do audiovisual". Mas não se pode ter tudo, especialmente quanto se trata de justiça.

domingo, abril 6

Blogue de Letras




O Jornal de Letras tem um blogue, em boa hora descoberto nos acasos das pesquisas net... Usem e abusem!

sábado, abril 5

Tenham muito medo



Não é assim tão difícil cair na rede. Afinal, o argumento de "O Nevoeiro Misterioso" nasce de um conto de Stephen King; o argumentista e realizador da coisa é o tarimbadíssimo Frank Darabont; e o elenco tem o chamariz de uma oscarizada Marcia Gay Harden, entre várias outras caras facilmente reconhecíveis de séries televisivas diversas com projecção internacional (com destaque para a veterana Frances Sternhagen).
A verdade repõe-se nos primeiros minutos de filme: argumento fraco, direcção de actores fragilíssima, ritmo zero, uma chatice. Depois, chegam os primeiros efeitos especiais: confrangedoramente maus. Depois ainda, as criaturas invasoras em massa: risíveis.
Numa classificação de 0 a 5, apetece-me apenas chamar a este filme uma inominável bosta. Tão grande e mal-cheirosa que até me fez chegar apenas a metade do balde de pipocas....

sexta-feira, abril 4

Respeitinho...

quinta-feira, abril 3

Do Baú



A Reconnected Tour marca o regresso de mais um projecto historico-efémero dos anos 80. Alison Moyet e Vince Clarke reformaram os Yazoo e a banda está de volta para uma digressão mundial.
Em Maio, a coisa é celebrada e complementada com a edição de In Your Room, uma caixa de quatro discos com as remasterizações/remisturas dos álbuns "Upstairs at Eric's" e "You and Me Both"; um CD de lados B e remisturas diversas e um DVD com uma curta-metragem de bastidores, entrevistas às duas almas da banda e os telediscos de "Don't Go", "The Other Side Of Love", "Nobody's Diary", "Situation (1990)" e "Only You" (na versão 1999).
Tendo em conta que há por esse mundo fora muitos trintões, quarentões e cinquentões cheios de nostalgia; acompanhados de teenagers e 'vintanistas' que ficam em transe ao ouvir, pela primeira vez, canções como "Situation", augura-se sucesso assinalável a mais este regresso.

quarta-feira, abril 2

ZzzzZzzz... Hum?



Há certas alturas em que o trabalho nos arranca tanto da pele que até parece que já nem uma injecção de cafeína dá conta do recado, mesmo que seja aplicada directamente na veia...

terça-feira, abril 1

Não, não é mentira...







"Remember, remember, the fifth of November..."