Vidas, palavras, ideias e coisas - de dias e de noites - em ambiente (geralmente) citadino

quinta-feira, maio 31

Dia Mundial Sem Tabaco



O meu dia não é mundial, mas é "com".









quarta-feira, maio 30


a
a

terça-feira, maio 29

Silêncio



Já não as posso ver, a torpedear os intervalos publicitários a toda a hora, com aquele ar dengoso de trazer por casa. Nem muito menos as posso ouvir, a debitar "trim-trim... trim-trim", na sala do desgraçado que acorda a meio da noite, no anúncio, com as quengas a fazer as vezes de telefone.
Aqui, neste hotel, é que elas ficavam bem... :-)



a

quinta-feira, maio 24

Missing



Mais de 20 dias depois do desaparecimento da menina inglesa, quando os media nacionais continuam a explorar o drama, chegando ao ponto de passar imagens com os pais da criança a coçar a cabeça e dizendo-nos (como se não víssemos) que 'os pais de Maddie estão agora a coçar a cabeça... e agora pararam de coçar a cabeça...', cheiram mal. Muito mal.
Que o drama é pesadíssimo, todos sabemos. E até quem não tem fé reza para que essa desgraça não lhe caia na família. Mas não tem Portugal tantos outros dramas, todos os dias, de crianças e adultos desaparecidos? Porque é que cagamos tão sistematicamente para os nossos e nos comovemos tanto com os de fora? E porque nunca foi dado aos nossos este protagonismo, esta quase histeria, este exagero de visibilidade? E para que serve esta sobre-exposição que banalizará, mais cedo ou mais tarde, o assunto concreto em causa e todos os dramas semelhantes futuros?

PESSOAS DESAPARECIDAS PORTUGUESAS - VER AQUI

a

quarta-feira, maio 23

Dedicado a quem tanto amamos...



Porque, afinal, é sempre possível contornar a censura. E os bois continuam a ter nomes:

- abjecto
- aldabrão
- arrogante
- asqueroso
- bandalho
- bandido
- biltre
- borra-botas
- cabrão
- calculista
- charlatão
- chupista
- cobarde
- crápula
- desalmado
- descarado
- desleal
- desonesto
- desprezível
- ditador
- egoísta
- escroque
- explorador
- falsário
- falsificador
- falso
- fanfarrão
- filho da mãe
- filho da puta
- fraudulento
- ganancioso
- hipócrita
- ignóbil
- impostor
- inapto
- incompetente
- intrujão
- ladrão
- larápio
- malvado
- mau-carácter
- mentiroso
- merdoso
- miserável
- odioso
- parasita
- patife
- peçonhento
- pedante
- pérfido
- perverso
- petulante
- pidesco
- porco
- presunçoso
- rancoroso
- roto
- sabujo
- sacripanta
- traiçoeiro
- traidor
- trapaceiro
- usurpador
- velhaco
- vigarista
- vil
- vingativo

(aceitam-se, claro, via caixa de comentários, mais contributos para qualificar a criatura)

a

terça-feira, maio 22

Venham Mais 100



Nasceu Georges Remi, faz hoje 100 anos. O mundo celebrizou-o como Hergé, pai criador de Tintin. E é bom ver como as boas histórias e as melhores personagens dificilmente caem no esquecimento.



a

sexta-feira, maio 18

Assinar por Lisboa

Tenho sinceramente pena de já não morar em Lisboa, porque não posso votar em Helena Roseta para a CML, nem assinar a sua propositura. Mas posso, pelo menos, ajudar a divulgá-la:



a

quinta-feira, maio 17

À Procura de Nemo



Chama-se "Nemo 33", fica em Bruxelas e é a piscina mais funda do mundo. Tem 33 metros de profundidade e é constituída por cavernas e compartimentos que dividem essa mesma profundidade em 5, 10 e 33 metros. A temperatura da água é mantida, em toda a piscina, a 30 graus.



A "Nemo 33" alberga mais de 2.500.000 litros de água pura, cristalina e potável. Criada para a prática, treino e certificação em mergulho submarino, é considerada a mais bela piscina da actualidade.



a

quarta-feira, maio 16

Ecrãs de Ontem













a

terça-feira, maio 15

Sol de Inverno



[...]

a

segunda-feira, maio 14

Castelos no Ar



Longe do mundo, a olhar quase para o fim do mundo. Não há bateria gasta que não ganhe pilhas nas noites de Sintra, onde cada pormenor é gigante e todos os problemas parecem longe... longe do mundo... a olhar quase para o fim do mundo...

a

domingo, maio 13

Add-Wood 2007



Começa hoje, estendendo-se até dia 19, o Festival Internacional Add-Wood 2007, no Purex Club, em Lisboa. O objectivo é, no mínimo... "diferente": premiar os piores projectos apresentados, «aproveitando o lado bom do que existe de pior».
Segundo a organização, trata-se de um evento «underground-optimista», com a presença de artistas de áreas multidisciplinares, que foram convidados a pensar e desenvolver projectos que «jamais se atreveriam a apresentar em qualquer espaço público», deixando para trás padrões e modelos artísticos consensuais.
Em cada um dos dias da semana serão apresentados os projectos, entre as 22h30 e a meia-noite e meia, que mostrarão, sem preconceitos, «o pior de que se é capaz», partindo do pressuposto de que «o que não mata, engorda».
O Purex fica ao Bairro Alto, na Rua das Salgadeiras. E mais dados sobre o Add-Wood podem ser encontrados aqui.


a

sábado, maio 12

A LUME no S. Luiz



No âmbito de mais uma Festa do Jazz no Teatro S.Luiz, o meu destaque vai hoje inteiro para a LUME Big Band, com actuação a partir das 19h00.
Os "lúmicos" são:

Marco Barroso - piano, direcção e composição
Manuel Luís Cochofel - flauta
Rui Travasso - clarinete
Jorge Reis, João Pedro Silva, José Menezes, Rita Nunes - saxofones
Jorge Almeida, João Moreira, Pedro Monteiro - trompetes
Eduardo Lála, Pedro Canhoto, Lars Arens - trombones
Miguel Amado - baixo eléctrico, contrabaixo
Pedro Silva - bateria

Ao explorar estilos muito diversos que passam pelo jazz, clássica, rock, funk, contemporânea ou improvisada, a LUME Big Band afirma-se como um dos mais interessantes projectos de música instrumental a surgir nos últimos anos.
Colectivo de 15 músicos de primeira linha, provenientes das mais diversas áreas musicais, LUME lê-se também como Lisbon Underground Music Ensemble e apresenta um espectáculo vibrante e rico, para conhecer sem hesitações.
Já quanto à Festa do Jazz no S. Luiz, convém também referir que o espaço municipal faz parte da série de equipamentos lisboetas geridos e pagos pela EGEAC. É um facto que não convém deixar esquecido, apesar de haver quem tenha falta de memória.

a

sexta-feira, maio 11

Mãe



A raiz da minha raiz faz hoje 61 anos... !!!

a

quinta-feira, maio 10

Identidade Misteriosa



Um brilhante filme de suspense de James Mangold, em 2003, com John Cusack, Ray Liotta, Amanda Peet, Alfred Molina, Clea DuVall e Rebecca de Mornay. Dez personagens presas num motel, numa noite de chuva torrencial, começam a encontrar a morte. Um filme para (re)ver especialmente nesta data, por razões que apenas o visionamento pode explicar....

a

Olho



"Eles" 'andem' aí... Ó se 'andem'...

a

quarta-feira, maio 9

É Fartar, Vilanagem!



Aí está ele, mais um álbum póstumo de Jeff Buckley. Vamos a caminho da dezena de edições post-mortem, portanto; obra hercúlea para quem, em vida, apenas lançou um EP de 4 faixas e um álbum de originais. Mas nada que impeça o osso de ser chupado até ao tutano, ao que parece.
Nos últimos anos, contados a partir da morte prematura, em Maio de 1997, temos sido brindados com raridades, inéditos, demos, versões ao vivo, versões acústicas, versões alternativas, versões de versões, edits, gravações para rádio e - como diriam os outros dos miados - o "camandro".
Da herança de Jeff Buckley, a real e a inventada, parece sobrar agora apenas editar em disco as tosses e os espirros do cantautor, em estúdio. Mas, pelo andar da carruagem, não deve faltar muito.

a

terça-feira, maio 8

Do Outro Lado do Espelho



Só os líricos e ingénuos acreditam que não somos capazes, enquanto seres humanos, de ter uma face pública rodeada de harpas e margaridas; e uma (ou mais) facetas escondidas pintadas a alcatrão, por vezes até com algum fedor.
Apesar disso, quando nos mostram, escancaradamente, o lado "Mr. Hyde" de amigos que aprendemos a ver todos os dias na pele de "Dr. Jekyll", o choque é enorme. Mesmo que estejamos mais ou menos imunes ao preconceito.
Afinal de contas, há coisas que até podemos achar "normais", nos "outros". Já no que toca aos "nossos", quando tropeçamos no seu armário involuntariamente aberto, é sempre muito difícil ter de fazer de conta que não vimos os esqueletos todos de fora...

a

À Francesa

França: 730 carros queimados e 600 detidos em noite eleitoral



Se, por cá, os ditos oprimidos decidissem exercer o seu direito à indignação com muita gasolina por cima do carrito que me tivesse custado meses infindos de salário a pagar, tenho quase a certeza que também eu lhes chamaria, no mínimo, "racaille". E que era perfeitamente capaz de hesitar entre meter a cruzinha no politicamente correcto ou nos Sarkozys desta vida... Muito complicadas de gerir, as situações sociais que gangrenam face à ineficácia histórica e sucessiva das esquerdas, das direitas e dos centros.

a

segunda-feira, maio 7

Amina



Na semana que começa com Sarkozy como novo ocupante do Eliseu; e termina com mais um Festival Eurovisão da Canção com promessas de meter medo ao susto, deixo aqui uma pérola (sim, também houve muitas) do certame hoje "assim a modos que" caído em desgraça: o vídeo de "C'est le dernier qui a parlé qui a raison", de Amina Annabi, representante da França na edição de 1991.

a

domingo, maio 6

Elas e os filhos



a

sábado, maio 5

SG Smile



Como diria a minha santa mãezinha, é mesmo de quem não tem mais nada que fazer...

Muito mais vale este "tapa na pantera". O assunto é o mesmo mas, pelo menos, diverte. E a actriz brasileira Maria Alice Vergueiro, a saltar de Brecht para o YouTube aos 71 anos, soberba!

a

quarta-feira, maio 2

Ali, Aqui e em Toda a Parte



Chama-se Ali Larter e ficou-me na mira desde o filme "O Último Destino", no ano 2000. Sete anos depois de filmes menores e aparições fugazes secundárias, é uma das figuras mais populares da TV actual, graças à sua personagem Niki Sanders, na série "Heroes". Prepara-se, entretanto, para fazer cabeça de cartaz na 3ª parte do franchising de "Resident Evil".
Aos 31 anos, tem tudo o que faz uma boa actriz, é linda de morrer e possui aquela faísca rara que dá pelo nome de star quality. Ainda por cima, descobri-lhe uma citação recente que só a faz ganhar pontos: «I hate pretty-looking boys. I'd rather have a guy with a potbelly than one who's in the gym all the time and watches what he eats.»

a

terça-feira, maio 1

Rosa

Mote:



Voltas:



a


"Remember, remember, the fifth of November..."