Vidas, palavras, ideias e coisas - de dias e de noites - em ambiente (geralmente) citadino

quinta-feira, janeiro 3

Bichezas do Espaço




Estreia hoje nas salas portuguesas o filme "AVP - Requiem", a sequela de "Aliens vs. Predador". E agora, ao contrário do anterior isolamento ártico, a confusão cai bem no meio de uma pacata cidade do Colorado, reduzindo num ápice a centenas os seis mil e tal habitantes, com a fúria da amostra para ver aqui.

No meio da carnificina, com os sobreviventes aglomerados no centro da cidade à espera de salvação, os espectadores já sabem que o que lá vem é uma bomba nuclear - e não helicópteros do exército.

Talvez por isso, quando a tensão está ao rubro, o restante dos habitantes de Gunnison já desconfia das intenções do governo americano e uma das personagens diz: “the government wouldn’t lie to us”; tem-se registado um fenómeno curioso: os espectadores riem-se *. Como que irmanados numa certeza que cruza o mundo moderno: todos os governos nos mentem, cada vez mais e mais descaradamente. E quando alguém acredita no contrário, tal ingenuidade dá-nos vontade de rir.

Eu tenho outra vontade, que não passa de um sonho: ver certos governos desterrados para este momento específico da fictícia cidade de Gunnison e assistir à correspondente refeição da bicheza alienígena. Esperando que os pobres Aliens não sofressem muito com a tremenda azia que teriam, logo a seguir.
a
* (Nota acrescentada a 5Jan): Confirma-se que os espectadores portugueses também fazem o mesmo...
a

Sem comentários:



"Remember, remember, the fifth of November..."