Vidas, palavras, ideias e coisas - de dias e de noites - em ambiente (geralmente) citadino

domingo, fevereiro 17

Cinema com C maiúsculo



Na corrida que se tenta sempre fazer para 'apanhar' os candidatos ao Oscar, antes da cerimónia já a 24 deste mês, chegou finalmente a vez de conseguir pôr os olhos em cima de "Atonement - Expiação".
Vale o que vale, mas confesso que há muito tempo que não tinha o prazer de ver um filme globalmente tão bom. Curiosamente, não sinto que as interpretações se destaquem a ponto de estatueta. Nada vi, nesse campo, de outstanding (descontando os escassos e delirantes minutos finais, com a veterana Vanessa Redgrave quase olhos nos olhos com a câmara), ainda que o casting esteja mais que perfeito.
Apesar disso, não consigo deixar de pensar que as estatuetas de Melhor Filme e/ou de Melhor Realização não ficariam nada mal empregues aqui. Ah, e o mesmo para a banda sonora original.
Odeio os usos gratuitos da palavra "fabuloso", mas é qualificativo que cai como uma luva no trabalho do italiano Dario Marianelli. Não há um compasso, uma nota, uma irreverência fora do sítio - e as imagens ficam ainda mais esplendorosas com a partitura do compositor, que consegue fazer a música quase viver como uma personagem. Soberbo!
a

Sem comentários:



"Remember, remember, the fifth of November..."