Vidas, palavras, ideias e coisas - de dias e de noites - em ambiente (geralmente) citadino

quinta-feira, janeiro 17

Valha-me Santo Ambrósio...



Quando nos surge uma notícia intitulada “Artistas portugueses de primeiro plano preparam regressos” e depois lemos que esses artistas são DaPunkSportif, Dealema, Gomo, Linda Martini, M.A.U., Mercado Negro, Vicious 5, Nigga Poison, Orangotang, Moonspell e Rádio Macau, ficamos... (bem, pelo menos eu fico)… confusos. Muito confusos.

Qualquer coisa que seja referida como “de primeiro plano”, sejam artistas, sopas de beldroega, empresas, políticos ou máquinas de lavar, entre outros, é coisa que será por 'todos' admirada, aplaudida e/ou consumida ou, no mínimo, por 'todos' conhecida.

Ora, que me desculpe(m) o(s) autor(es) da notícia mas, neste caso, dos 11 nomes indicados, os únicos que podem sequer arrogar-se alguma proximidade ao “primeiro plano” da música nacional são os Moospell e os Rádio Macau. E mesmo assim, com algumas reservas.
a
Não está em causa o mérito dos restantes, mesmo que alguns deles sejam, artisticamente, de somenos. Ou que ainda precisem de comer muito espinafre até criar músculo para chegarem ao dito patamar cimeiro. Esta é, claro, uma opinião pessoal que vale o que vale e que não é, certamente, a mesma dos seus fãs. Seja como for, na verdade dos factos, a expressão “artistas portugueses de primeiro plano” apenas se lhes aplica, no caso concreto em análise, na cabeça de quem escreveu a notícia...
a

Sem comentários:



"Remember, remember, the fifth of November..."