Vidas, palavras, ideias e coisas - de dias e de noites - em ambiente (geralmente) citadino

quarta-feira, março 26

Gastro-Humor


a
Desenganem-se aqueles que pensarem que se trata apenas de mais um livro de receitas: a "minha" (salvo seja) editora, a Via Occidentalis, coloca esta semana nas livrarias o 'naco literário' “Manjares do Arcebispo de Cantuária”, de João Moreira de Sá (que 'usurpou', na blogosfera, o título do gestor espiritual de Inglaterra).

O supremo livro de culinária (nem que seja pelo simples facto de conter apenas o número suportável de pratos capazes de ser feitos a partir de um livro por um ser humano normal) é hoje lançado, numa incrível homilia culinária, na FNAC Colombo, às 18h30.

Uma celebração de lançamento ideal para descobrir por que esta Mona Lisa da literatura gastro-humorística se subjuga ao mote tão pós-moderno “a boa cozinha em latas, frascos e pacotes”, adequando-se de forma perfeita à vida atribulada de homens e mulheres do séc. XXI: uma maneira prática de encantar, entreter e divertir os seus esfomeados convidados para o jantar enquanto lhes explica que só agora é que vai pôr o tacho ao lume e que vai precisar da sua ajuda para descascar uma cebola, ou fazer uma bavaroise de amoras – sem que ninguém se importe muito com isso.

João Moreira de Sá, meu colega escrevedor e companheiro no colectivo Scribblers, cumpre assim o seu sonho de lançar um livro, depois de ter plantado um limoeiro que se recusa a dar limões e de ostentar dois lindos rebentos. Exímio nas letras como na cozinha, conhecido pelos seus trocadilhos mortíferos e jogos de palavras rebuscados, o 'Arcebispo de Cantuária' propõe agora uma viagem inesquecível pelo mundo do humor gastronómico, ou da gastronomia humorística. Como preferirmos. De uma maneira ou de outra, ficamos bem servidos!

Sem comentários:



"Remember, remember, the fifth of November..."