Vidas, palavras, ideias e coisas - de dias e de noites - em ambiente (geralmente) citadino

terça-feira, março 25

Poesia, Pessoa e Utópicos



O Grupo de Jograis “U…Tópico” leva a efeito, nesta terça-feira, 25 de Março, a partir das 19h30, mais um jantar poético no Café Império (à Av. Almirante Reis), espaço histórico da boémia lisboeta que voltou a acolher noites de cultura e tertúlia.

O recital terá início pelas 21h00, precedido de jantar que começará a ser servido pelas 19h30. Para esta noite especial, o Grupo de Jograis “U…Tópico” preparou um programa dedicado a Fernando Pessoa e seus heterónimos, com cerca de uma vintena de poemas ditos a quatro vozes.

Fundado em Novembro de 1998, o Grupo de Jograis "U...Tópico" é actualmente constituído por quatro elementos: Maria de Fátima, Maria Luísa, António Freire e Manuel Diogo. O seu objectivo principal é promover, divulgar e mostrar os poetas e prosadores de Portugal e da Lusofonia e, consequentemente, defender a Língua Portuguesa.
No reportório da formação, figuram cerca de 300 autores, envolvendo mais de 1500 textos (perto de 200 prosas – entre contos, crónicas, excertos de romances - e o restante em poesia) trabalhados para as vozes do grupo.
Ao longo dos últimos anos, o Grupo de Jograis "U...Tópico" promoveu já inúmeros recitais em diversas Instituições (Sociedades, Associações, Casas Regionais, Bibliotecas, Clubes, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Livrarias, Grupos Culturais, Tertúlias de Poesia, Teatros, Cafés Literários etc.), e dezenas de Escolas Básicas e Secundárias. Teve também recitais gravados para a RTP2, RTP Internacional e RTP África.
O quarteto de trovadores aposta continuadamente em combater a fragilidade do género, assumindo-se hoje em dia como representantes de topo desta figura colectiva da dicção. Dizendo poesia e a prosa em grupo, acreditando que a utopia continua a fazer sentido.

Café Império (informações e reservas): 212471765 / 919029012
a

Sem comentários:



"Remember, remember, the fifth of November..."